COMPARTILHE CONHECIMENTOS!


Nelson Mandela dizia: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

Eu acredito nisto!

Por favor, sempre que possível comente!

__________MUITO OBRIGADA PELA VISITA!__________

*********Total de visitas!*********

Indique o Site!
Registre sua presença no meu de livro de visitas. Críticas, sugestões e elogios são bem vindos.

Mais uma vez obrigada pela visita!



* Queridos,os comentários na parte superior de cada postagem (em negrito) refletem exclusivamente o meu ponto de vista e observações sobre a matéria. Qualquer esclarecimento basta entrar em contato.

Aislane Pinto.


03/03/2010

DACON: Receita disponibiliza novo aplicativo

Há poucos dias do prazo final para entregar o DACON referente ao mês 01/2010 a RFB disponibiliza o aplicativo para solucionar o problema que muitos contribuintes vinham enfrentando, como pode ser visto em alguns comentários destes post: DACON MENSAL PARA EMPRESAS NO LUCRO PRESUMIDO, EMPRESAS NO LUCRO PRESUMIDO DEVERÃO TER CERTIFICADO DIGITAL, DCTF MENSAL COM CERTIFICADO DIGITAL SÓ A PARTIR DE ABRIL DE 2010 . Tal atitude foi dada como resposta ao alerta da FENACON informando a RFB os obstáculos que empresas no lucro presumido estavam tendo para enviar a declaração sem o certificado digital. Corrigir este erro a menos de 3 dias para que o contribuinte entregue a declaração sem sofrer as penalidades por atraso no envio da declaração pode ser considerado como uma "santa bondade" da Receita. E se ainda consideramos a idéia de que a IN RFB 995 de 22 de Janeiro de 2010 dispensa o uso do certificado digital para enviar a declaração nos meses 01 a 03/2010 e a RFB só veio disponibilizar o programa que atende tal faculdade dessa IN por agora, realmente não teremos dúvida que isso se trata de um "ato de bondade" da RFB para o contribuinte.

O programa para a entrega do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sindicais – DACON Mensal, referente a janeiro/2010, já está funcionando corretamente. Para entregar a declaração, é preciso baixar o aplicativo Receitanet na versão 2.2, em Windows ou Java. Conforme informou a Fenacon, o programa vinha exigindo erroneamente a utilização de assinatura digital para empresas do regime de lucro presumido. Cabe ressaltar que, desde o dia 23 de fevereiro, a Fenacon vinha alertando a Receita Federal do Brasil sobre a irregularidade da exigência referida, já que entra em contradição com o previsto na Instrução Normativa – IN n° 969, alterada pela IN n° 995 para a entrega do DACON. Inclusive, para reforçar a urgência de atualização do programa, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, encaminhou, na manhã de hoje, ofício ao secretário adjunto da Receita Federal, Michiaki Hashimura, solicitando o imediato ajuste no sistema ou a prorrogação do prazo de entrega. O programa gerador do DACON é acessado no portal da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/.

Fonte: Fenacon

10 comentários:

  1. Acabo de enviar uma DACON e realmente está tudo ok. Menos uma dor de cabeça! Obrigado Aislane por compartilhar conosco esta informação.


    Júnior,
    Assistente Contábil

    ResponderExcluir
  2. Aislane, só tenho um comentário a fazer, para jogar uma balde de água fria na sua alegria com a RFB. A RFB, não dá "ponto sem nó"!

    ResponderExcluir
  3. Aislane, muito bom o seu blog, interessante mesmo.
    Sou Doutor em Contabilidade e professor do Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FURB - Blumenau e terei o maior prazer em colocar seu blog na minha lista de indicados.
    Se quiser conferir, o endereço do blog é http://professorscarpin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Marcos de Oliveira Brito7 de março de 2010 às 19:18

    As informações que blog, são de grande valia, que digo para mim mesmo nunca sei nada, cada dia aprendo mais, e mais com tudo e com todos, só tenho a agradecer....
    obrigado
    Marcos O.B.

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Me mandaram esse vídeo aqui sobre um tal Clube dos Honorários Amantes da Burocracia.
    http://www.youtube.com/watch?v=5QXwyM84HFM

    É uma piada com os processos burocráticos, quase sempre presentes em todos os escritórios de contabilidade. Vale a pena acompanhar a letra.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo blog, bem explicativo!

    Estou te seguindo!

    Abç

    ResponderExcluir
  7. Agradeço pela visita. Estou criando este blog agora, exatamente para divulgar o trabalho do contador e qualquer outro tipo de informação. Vamos em busca de mais qualificações para que, cada vez mais, nós contadores, sejamos reconhecidos e mais respeitados na sociedade. Vamos fazer um BRASIL melhor.

    Abraços. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Olá Aslaine, tenho um clinte que não estava faturando,então entreguei a declaração de inatividade, desde de agosto/2010 ele passou a faturar devo entrgar a Dacon mensal, obrigada.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber como faço uma retificação de dacon da propria retificação,fiz uma retificação porém não fiz a alteração antes preciso arrumar como faço???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reflexões!

Reflexões!
Você já se fez esta pergunta?

“Eu às vezes fico pensando em como seria se os brasileiros falassem. Se protestassem contra o que lhes fazem, se fizessem discursos indignados em todas as filas de matadouro, se cobrassem com veemência uma participação em tudo o que produzem para enriquecer os outros, reagissem a todas as mentiras que lhes dizem, reclamassem tudo que lhes foi negado e sonegado e se negassem a continuar sendo devorados, rotineiramente, em silêncio."


Do livro: O Mundo Bárbaro - Luis Fernando Veríssimo.

É queridos, como seria o nosso país se assim fosse?

Pensem nisso!

"Só podemos dar aquilo que temos. E por menor que seja sempre temos algo a dar."


Procure uma entidade beneficente:

VOLTE SEMPRE!

Registre sua presença no meu de livro de visitas.

Mais uma vez obrigada pela visita!

Aislane Pinto.

INFORMAÇÕES DO MUNDO CONTÁBIL - SOB A ÓTICA DA CONTADORA AISLANE PINTO

Outros Blogs da Área Contábil - Eu recomendo que visite-os!

Indicadores Financeiros

Create your own banner at mybannermaker.com!
Cursos Online na Área de Contabilidade
Cursos Online na Área de Contabilidade