COMPARTILHE CONHECIMENTOS!


Nelson Mandela dizia: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

Eu acredito nisto!

Por favor, sempre que possível comente!

__________MUITO OBRIGADA PELA VISITA!__________

*********Total de visitas!*********

Indique o Site!
Registre sua presença no meu de livro de visitas. Críticas, sugestões e elogios são bem vindos.

Mais uma vez obrigada pela visita!



* Queridos,os comentários na parte superior de cada postagem (em negrito) refletem exclusivamente o meu ponto de vista e observações sobre a matéria. Qualquer esclarecimento basta entrar em contato.

Aislane Pinto.


26/01/10

TRANSFORMANDO EMPRESA JÁ CONSTITUÍDA EM MEI - MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

.

Como transformar uma empresa já constituída em MEI? Concordando com a colega Zenaide Carvalho essa tem sido uma das perguntas mais frequentes feitas por empresários que tem interesse em ser um MEI. Por isso, é importante que se destaque que só é possível realizar esta transformação entre o primeiro e o último dia útil de janeiro de cada ano. Assim, neste ano os empresários que tenham vontade e atendam os critérios para ser um MEI tem até o dia 29/01/2010 para fazer esta opção. Este procedimento é realizado no item "contribuintes" do portal do Simples Nacional, onde o empresário por meio de código de acesso ou certificado digital, fará a “Solicitação de Opção pelo SIMEI”. SIMEI é o Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional, o qual o MEI para fazer jus somente ao pagamento de 11% do salário mínimo vigente, R$ 1,00 de ICMS e R$ 5,00 de ISS deverá optar por este sistema, em caso contrário, pagará os tributos como qualquer outra empresa no Simples Nacional. Veja abaixo algumas orientações que devem ser seguidas para transformar uma empresa em MEI.


Por Zenaide Carvalho*

Escrito em: 07/07/2009


“O homem através da execução de algum trabalho, torna-se útil a seus semelhantes (humanidade) e ao mesmo tempo, encontra uma oportunidade de polir a sua alma.” (Taniguchi)


“Eu tenho uma empresa já aberta, posso me transformar em empreendedor individual”? Essa pergunta tem sido feita freqüentemente por pessoas que hoje são empresários legalizados com sócios ou até mesmo por empresários sem sócios – a antiga firma individual. A resposta é sim, pode. Mas antes de migrar para o EI – que também é um uma figura jurídica empresarial, alguns detalhes terão que ser analisados. E para isso é importante a ajuda de um contabilista para saber a real situação da empresa perante aos fiscos municipal, estadual e federal.


Algumas dessas “parcerias” foram feitas somente porque era necessário compor uma sociedade para exercer determinada atividade econômica. Aí entrava a esposa (ou o esposo) como sócio de 1% das cotas - e o empreendedor, quem realmente trabalhava na atividade, ficava com 99% da sociedade.


Várias dessas empresas por qualquer motivo ficaram inativas – sem faturamento e sem empregados mas não fecharam oficialmente. A gama de empresas que não regularizaram a situação empresarial – dar baixa nos registros de CNPJ, alvarás etc – é enorme. E agora muitos empreendedores já legalizados querem saber se podem migrar para essa nova situação legal.


Com o advento da Lei Complementar 128/08 foi criado o EI - Empreendedor Individual, que é o empresário com faturamento anual de até 36 mil reais, sem sócios, podendo ter até um empregado e que pagará menos de R$ 60,00 de impostos e contribuição à Previdência Social para garantir benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por idade, com regras a vigorar a partir de julho de 2009. Qualquer pessoa pode obter informações detalhadas no Portal do Empreendedor na internet: www.portaldoempreendedor.gov.br


Mas, o que o empreendedor precisa saber para transformar uma empresa já registrada em empreendedor individual?


1) A migração de empresas já constituídas antes de julho de 2009 só poderá ocorrer em janeiro de 2010. Até lá aproveite para fazer as regularizações conforme os próximos a seguir.


2) Este ano – 2009 – a empresa não pode ter faturamento superior a 36 mil reais; Se a empresa já constituída faturou mais de 36 mil anuais, só fechando a empresa – dando as baixas devidas em todos os entes federativos (município, estado e governo federal) e abrindo um novo registro como Empreendedor Individual.


3) A atividade econômica da empresa deve estar relacionada no Anexo Único da Resolução 58 do Comitê Gestor do Simples Nacional; Até pode ser feita a alteração para a atividade antes da migração e depois fazer o enquadramento como Empreendedor Individual.


4) A empresa não pode ter mais de um empregado registrado;


5) Se há sócios, terá que ainda em 2009 desfazer a sociedade, transformando a sociedade empresária em registro de empresário, situação agora permitida também com a LC 128/08;


6) Se a empresa está inativa, com dívidas e deixou de entregar alguma declaração aos fiscos, terá que regularizar isso antes, sob o risco de ter a solicitação para Empreendedor Individual indeferida.


Algumas pessoas acham que podem fazer o registro de empreendedor individual como uma nova inscrição e deixar a situação da empresa anterior como está, mas isso não será possível, já que o CPF está vinculado a outra empresa como sócio, titular ou administrador. Ao empreendedor individual não é permitido ter sociedade, ser dono ded outra empresa registrada ou ser administrador.


Boa sorte e sucesso!


* Contadora, Administradora, Escritora, Palestrante e Instrutora de Treinamentos www.zenaidecarvalho.com.br


Fonte: Dicas Diárias de Zenaide Carvalho - Blog da Zê

64 comentários:

  1. Aislane, parabéns pelo blog!

    Achava que só quem nunca teve empresa poderia ser MEI. Mas vi aqui que estava enganado. Agora, aguardarei 01/2011 e farei minha opção,pois minha empresa se enquadra em todos os requisitos mencionados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTARIA DE SABER.SE A EMPRESA QUE JA ESTA COM O PROCESSO APROVADO PELA JUNTA COMERCIAL E ESTA ENQUADRADA COMO ME, MAS AINDA NÃO TEM O NUMERO DO CNPJ, POIS AINDA NÃO DEU ENTRADA NA A RFB PÓDE OPTAR AINDA PELA OPÇAO DE MEI?
      DESDE JÁ OBG...

      Excluir
  2. boa tarde!!gostaria de saber como transformar empresa de MEI em empresario individual?? pois o meu faturamento logo no primeiro mes foi de 12.000,00..
    aguardo contato: epb2100@yahoo.com.br

    grato

    ResponderExcluir
  3. Olá Aislane, boa tarde, gostaria de saber como transformar de MEI para empresário individual, pois não dá para ter apenas um empregado registrado e a dificuldade em relação a emissão de notas fiscais tambem atrapalham a prosperidade do negócio, desde já agradecido pela sua atenção, parabens pelo blogue, Rômulo Freire

    ResponderExcluir
  4. Aislane, e cliente cobra sempre pela nota fiscal então tenho que fazer esta transformação, e-mail:romulo_freire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog,até pq eu estava atrás de uma resposta fazia tempo e nunca tinha conseguido uma solução concreta,então encontrei esse blog que me deu uma ajuda muito grande.Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde..........quem já tem empresa no nome, pode abrir uma inscrição como MEI???

    ResponderExcluir
  7. ola gostaria de saber como faço para tranformar minha empresa de MEI pra EI pois meu faturamento foi de 5000 reis no primeiro mes
    aguardo seu contado lexsdantas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Eu tava em duvida sobre a transformação de empresa pelo simples para o mei, Graças a Deus encontrei este blog maravilhoso.
    Voce esta de parabens, o blog é otimo.

    ResponderExcluir
  9. O NO CASO CONTRÁRIO, DE EMPREENDEDOR INDIVIDUAL P/ EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. QUAL PRECEDIMENTO JUNTO A JUNTA COMERCIAL DO ESTADO E AS TAXAS A SEREM PAGAS?

    ResponderExcluir
  10. Quero transformar um Empresario Individual em Empreendedor Individual, só que quando tento faze-lo o sistema me informa que o meu CPF já é responsavel por outra empresa. Existe algum local especifico do Portal do Empreendedor que eu possa acessar, ja que vocês afirmam aqui que neste periodo de janeiro é possivel fazer essa alteração?

    ResponderExcluir
  11. Pedro Amaro disse...
    Aislane, parabéns pelo blog!

    Achava que só quem nunca teve empresa poderia ser MEI. Mas vi aqui que estava enganado. Agora, aguardarei 01/2011 e farei minha opção,pois minha empresa se enquadra em todos os requisitos mencionados.

    Resp.: Isso mesmo Pedro, uma empresa já constituída também pode ser MEI, desde que atenda os demais requisitos. E este procedimento só pode ser no mês de Janeiro de cada ano, e como a empresa já tem CNPJ não fará a inscrição no portal do empreendedor e sim a opção para SIMEI no site do simples nacional por meio deste link:

    https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleAcesso/autentica.aspx?id=18<

    Para acessar o MEI primeiramente deverá fazer um código de acesso por meio de formulário disponibilizado no próprio site, no final da página. Não se preocupe, pois o procedimento não é nenhum bicho de sete cabeças, basta ter atenção e responder as perguntas solicitadas. Qualquer dúvida estou as ordens!


    Anônimo disse...
    boa tarde!!gostaria de saber como transformar empresa de MEI em empresario individual?? pois o meu faturamento logo no primeiro mes foi de 12.000,00..
    aguardo contato: epb2100@yahoo.com.br

    grato

    Resp.: Anônimo, até o dia 02/01/2011 o MEI que por algum motivo de impedimento quisesse se desenquadrar do MEI tinha que levar um formulário na Receita Federal solicitando o desenquadramento, mas a partir do dia 03/01/2011 já está disponibilizado no site do simples nacional o pedido de desenquadramento online para acessar veja este link:

    https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleAcesso/autentica.aspx?id=17 Assim, como disse para Pedro acima você também precisará fazer um código de acesso e assim solicitar pelo próprio site o serviço.


    romulo disse...
    Olá Aislane, boa tarde, gostaria de saber como transformar de MEI para empresário individual, pois não dá para ter apenas um empregado registrado e a dificuldade em relação a emissão de notas fiscais tambem atrapalham a prosperidade do negócio, desde já agradecido pela sua atenção, parabens pelo blogue, Rômulo Freire

    romulo disse...
    Aislane, e cliente cobra sempre pela nota fiscal então tenho que fazer esta transformação, e-mail:romulo_freire@hotmail.com

    Resp.: Olá Rômulo, como o MEI é algo novo existe sim algumas dificuldades, o governo está trabalhando para cada vez mais aprimorar esta relação, veja a resposta do anônimo acima e caso tenha dúvida sinta-se a vontade em retornar. Obrigada pelos parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Patrícia disse...
    Adorei o blog,até pq eu estava atrás de uma resposta fazia tempo e nunca tinha conseguido uma solução concreta,então encontrei esse blog que me deu uma ajuda muito grande.Valeu!

    Resp.: Ô Patricia, obrigada pelos parabéns! Fico feliz que tenha encontrado aqui no blog a resposta que precisava. Sempre que desejar estou as ordens!

    Michel disse...
    Boa tarde..........quem já tem empresa no nome, pode abrir uma inscrição como MEI???

    Resp.: Sim Michel, desde que atenda os demais requisitos mencionados na matéria acima e esta opção só pode ser efetivada pelo site do simples nacional em janeiro de cada ano.

    Anônimo disse...
    ola gostaria de saber como faço para tranformar minha empresa de MEI pra EI pois meu faturamento foi de 5000 reis no primeiro mes
    aguardo seu contado lexsdantas@hotmail.com

    Resp.: Lexs, caso ainda não tenha feito o desenquadramento como falei em respostas acima a partir do dia 03/01/2011 o governo disponibilizou o pedido de desenquadramento online, basta acessar o site e solicitar o serviço. Caso tenha alguma dúvida na hora da execução, basta retornar que estou prontificada em ajudar.

    Anônimo disse...
    Eu tava em duvida sobre a transformação de empresa pelo simples para o mei, Graças a Deus encontrei este blog maravilhoso.
    Voce esta de parabens, o blog é otimo.

    Resp.: Ô anônimo, obrigada pelos parabéns! Pena que não se identificou, mas tenha certeza que termino aprendendo muito também por aqui com vocês. Como dizia Cora Coralina: “ Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Eu sou feliz com tudo isso que vocês visitantes, comentarista, críticos e admiradores do blog me proporciona. Grata a todos pelo carinho!

    Anônimo disse...
    O NO CASO CONTRÁRIO, DE EMPREENDEDOR INDIVIDUAL P/ EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. QUAL PRECEDIMENTO JUNTO A JUNTA COMERCIAL DO ESTADO E AS TAXAS A SEREM PAGAS?

    Resp: Quanto a esta transformação o MEI não paga taxa nenhuma não, fará o desenquadramento de SIMEI pelo site do simples nacional, conforme falei acima e depois já paga como qualquer outra empresa no simples nacional. Ok?

    João Helena disse...
    Quero transformar um Empresario Individual em Empreendedor Individual, só que quando tento faze-lo o sistema me informa que o meu CPF já é responsável por outra empresa. Existe algum local especifico do Portal do Empreendedor que eu possa acessar, ja que vocês afirmam aqui que neste periodo de janeiro é possivel fazer essa alteração?

    João, isto está acontecendo por que você está tentando fazer a inscrição como MEI pelo portal do empreendedor e no seu caso não é inscrição, pois você já tem uma empresa constituída. Você deverá fazer a opção como SIMEI e isto se faz pelo site do simples nacional por meio deste link:
    https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleAcesso/autentica.aspx?id=18

    Mas, primeiramente você deverá fazer o seu código de acesso também por este site, através do formulário disponibilizado no final da pag do link acima. Tente fazer por esse caminho, lembrando que para empresas constituídas o pedido da opção só é permitida até o último dia útil de janeiro de cada ano e a empresa em questão não pode ter nenhuma pendência cadastral e/ou fiscal, ter faturado somente até R$ 36.000,00 ao ano e possuir apenas um empregado. Qualquer dúvida volte a postar!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, site maravilhoso, parabéns.
    Tenho uma dúvida que esta me prejudicando desde o ano passado. Em 05/2010 fiz a opção pelo MEI e no dia 16/12/2010 fui até um escritório contábil para transformar minha empresa em ME. Desde então ninguém me da uma resposta concreta, estou perdendo vários benefícios e etc. por isso... cliquei no site acima "anonimo" e consegui ver minha empresa esta assim: optante pelo simei desde 05/2010 - optante pelo simples nacional desde 05/2010. Quando tento cadastrar diz que ja existe a opção pelo simples nacional! quando tento acompanhar o processo diz que não há nenhum registro.! Estou desesperada. Consultei meu CNPJ e nem o cartão de CNPJ é mais o mesmo. Onde devo procurar pq o escritório esta me dando uma canseira.. isso pq eu ja paguei. MUiiiito Obrigada

    ResponderExcluir
  14. ola
    AISLANE
    EU ERA MEI MAS ME FALARAM QUE ERA MELHOR SER MICRO EMPRESA,MAS MEU FATURAMENTO NÃO PASSA DE 3.000 COMO FAÇO PARA VOLTAR A SER MEI
    GRATA
    DILMA

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Aislane
    tenho uma dúvida, espero que me ajude..
    é o seguinte: tenho uma MEI, e estou sem movimenta-la a algum tempo (6 meses), e não pretendo dar continuidade. Pago regularmente as guias, mesmo sem movimenta-la. Gostaria de Saber como faço para deixa-la inativa? Com ela inativa, precisaria pagar as Guias? Como Proceder com esta inatividade?
    Desde jah , muito obrigado pela informação.
    Abraços

    Aislan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida.
      O que você fez com sua empresa?
      Aguardo contato.
      Michely
      mycoutinho@yahoo.com.br

      Excluir
    2. TENHO A MESMA DÚVIDA VC PODERIA ME AJUDAR?
      BENELLIJC@YAHOO.COM.BR

      Excluir
  16. Boa noite!

    Tenho uma empresa ME e quero passar a ser MEI. Já verifiquei e a minha atividade enquadra na categoria.

    Porém surgiu uma dúvida: qual a diferença entre MEI e EI?

    Desde já fico grato.

    ResponderExcluir
  17. Rojirlania F.Araujo20 de maio de 2011 17:53

    Boa tarde ! Gostaria de saber se as pessoas que estão cadastrada no imei vai ter de colocar o cupom fiscal como o governo esta exigindo dos micro empressarios ate outubro,pois fui na exatoria e o fiscal de la me falou que todos que tem inscrição estadual vão ter de colocar o cupom fiscal por favor me responda esta pois ninguem sabe falar nada.Meu imail e la.ni.n@hotmail.com,desde ja agradeço-lhe de coração.Muito obrigado

    ResponderExcluir
  18. Olá Aislane Pinto Boa Noite

    Você poderia me dizer qual é a diferença entre o MEI e o EI, eles podem ser considerados empresários.

    ResponderExcluir
  19. Aislane, gostaria de saber se vcs tem alguma novidade de uma empresa que era Mei e agora é ME, ELA TEM DIREITO AO SIMPLES NACIONAL??
    Fabiana
    legalizacao2@escritoriomacieira.com.br

    ResponderExcluir
  20. ME AJUDE POR FAVOR NÃO CONSIGUO NINGUEM QUE ME DE UMA RESPOSTA CERTA CADA UM ME DIZ UMA COISA, EU ABRI EM MAIO/2011 UMA MEI SÓ QUE ESTOU COM ALGUNS PROBLEMAS EM RELAÇÃO A SER UM MEI QUERO PASSAR SER UM ME SÓ QUE NÃO POSSO ESPERAR ATÉ JANEIRO PARA ISSO TEM COMO FAZER ESSA MUDANÇA ANTES?
    ROSE

    ResponderExcluir
  21. Olá Aislane, boa tarde. Amei o Blog tenho certeza que faremos bons negócios. Sou Emprendeedor Individual saí de minha loja e fui para outro local e quero passar para MEI, gostaria de saber como transformar de MEI para empresário individual. Só que preciso fazer essa mudança imediatamente porque já está vindo fiscais visitando lojas aqui bem próximo da minha loja e tenho medo que apareçam antes de eu regularizar.O contador disse que só pode mudar em janeiro esse sistema. O que faço? Agradeço desde já sua atenção. Beijocas, Marlene

    ResponderExcluir
  22. ola... gostaria de saber se posso transformar minha empresa individual em limitada? quero ter apenas 1 % de participação, é possível? obrigada

    ResponderExcluir
  23. CHARLES RAMOS MENEZES10 de agosto de 2011 15:07

    SOU CHARLES MENEZES, titular da C&C Contabilidade em Teresina-PI, atualmente estou desenquadrando e alterando duas empresas do microempreendedor individual. os procedimentos não são tão simples. Microempreendedores interessados em desenquadramento e que sejam de Teresina ou tenham negocios no Piaui, informo que tenho disponibilidade e preço acessível para novos empresários. Telefone para contato: (86) 3227-3143,8861-0833. End. escritório: Av. 13 de maio,3660 -Tabuleta, THE-PI.

    ResponderExcluir
  24. CHARLES RAMOS MENEZES10 de agosto de 2011 15:15

    Pode-se transformar empresa individual em limitada e delimitar as porcentagens de acordo com a vontade e capacidade dos socios e fazer também o oposto, transformar limitada em individual. A partir de janeiro de 2012 passará a vigorá nova lei que permitirá as empresas individuais limitadas.

    ResponderExcluir
  25. Olá Aislane, parabéns pela iniciativa essa blog é muito útil!

    Tenho uma dúvida e gostaria de contar com sua ajuda. Refere-se ao ativo de uma empresa.
    Levei um objeto meu para a empresa a qual presto serviço,(mesa e note book), gostaria de saber se isto poderá prejudicar a empresa de alguma forma.

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  26. Rosemery Nascimento8 de setembro de 2011 16:08

    Aislane,
    Boa tarde,
    Segui os passos para desenquadrar mina MEI para EI, através do site da receita e a mensagem foi a seguinte: como tenho mais de 180 dias de CNPJ o prazo para transforma-la em simples nacional será apenas em Janeiro/2012. Teria alguma outra forma para desenquadra-la já.
    Desde já te agradeço
    Rose

    ResponderExcluir
  27. OLA!AISLANE,ME CHAMO MARCIO E ESTOU COM UMA DUVIDA TENHO UMA FIRMA QUE COMEÇEI A ABRIR MASA IMOBILIARIA DO IMOVEL NAO QUIZ ME DA O NUM.DO I.P.T.U E POR ISSO A FIRMA NAO FOI TOTALMENTE ABERTA ALIAS NAO TENHO OS DOCUMENTOS DE CNPJ NA MAO MAS A CONTADORA ME PASSOU O NUMERO DO MEU CNPJ MAS SO CONSIGO VER O CONTRATO DA FIRMA PELA INTERNET E DIZ QUE ESTA ATIVA EU QUERIA SABER O SEGUINTE TEM COMO MUDAR ESSA FIRMA PARA O M.E.I,DESDE JA AGRADEÇO E PARABENS PELO SITE

    ResponderExcluir
  28. Oi.
    Tenho uma empresa com regime de tributação Lucro Presumido em janeiro posso transformar ela em MEI?

    ResponderExcluir
  29. Ola gostaria de saber se tem como transformar uma empresa ja aberta enquadrado como empresario individual no lucro presumido mudar para MEI micro empreendedor individual, ja q o meu faturamento me permite isso.
    Grato
    Francisco C. de Araujo

    ResponderExcluir
  30. Olá Aislane.Me chamo Jacilda, sou MEI desde 03/09/2011. Desisti de ser mei para trabalhar com carteira assinada, e me disseram que eu poderia cancelar a MEI no site da receita federal, só que o link que me idicaram éra para desenquadramento MEI. Apartir de 01 de Janeiro, estarei devidamente desenquadrada, mas o que eu procurava mesmo éra cancelar a MEI.Posso fazer isso antes de 01 de janeiro mesmo tendo feito a solicitação de desenquadramento? E se chegar janeiro e eu não cancelar e migrar, eu posso retornar a MEI PELO MESMO SITE TAMBÉM EM JANEIRO ??

    ResponderExcluir
  31. como saber se minha empresa esta relacionada no Anexo Único da Resolução 58 do Comitê Gestor do Simples Nacional

    ResponderExcluir
  32. Oi gostaria de saber se posso ter informacoes on line sobre uma empresa em meu nome, mas que nao mecho desde 1997. Qual o site que posso obter essas informacoes.

    ResponderExcluir
  33. Comprei um espaco que já era panificadora que está inativa e com divida. como faço para reabrir e passar para meu nome?

    ResponderExcluir
  34. Na verdade não é necessário esperar até Janeiro. Se você incluir na sua empresa uma atividade que é permitira pelo Simples Nacional mas não consta na lista do SIMEI, o desenquadramento tem efeitos a partir do mês subsequente. Transformar para Sociedade Ltda, ou abrir filial tem o mesmo efeito.

    ResponderExcluir
  35. GOSTARIA DE SABER QUAL O PROCEDIMENTO O PROCEDIMENTO DESDE A JUNTA COMERCIAL PARA TRANSFORMAR UMA EMPRESA ME PARA MEI.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde !O contador não me falou do prazo para mudar minha ME para EI...agora estamos em 3 de fev,por isto ele me pediu 700,00 para fechar minha ME e abrir uma EI...ou terei que aguardar até janeiro do ano que vem...aguardo orientação se puder o mais rápio possível pois tenho que mudar de qualquer jeito....

    ResponderExcluir
  37. Fiz adesão ao SIMEI em janeiro 2012 porém, não consigo imprimir o certificado de condição de microempreendedor individual. Porquê? Tem alguma forma?

    ResponderExcluir
  38. Olá, gostaria de saber de existe a possibilidade de migrar de Microempresa para Sociedade Ltda, a empresa é no meu nome e gostaria de incluir minha mãe como sócia administradora, pois é ela quem toma conta da empresa e eu busco empregos e já perdi oportunidade em alguns por ter a empresa no meu nome, temos 2 funcionários e gostaria de não ter que dar baixa na empresa nem na carteira deles, somente fazer essa mudança para sociedade LTDA. Att. Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Carol,

      Pode sim fazer a transformação de ME para Sociedade Ltda .Onde se localiza sua empresa ?

      Excluir
  39. Gostaria de saber se posso abrir um MEI em Santa Catarina, SENDO QUE:
    Eu tinha uma ME no Paraná (atualmente esta baixado a Inscrição Estadual) porem o CNPJ continua Ativo.

    ResponderExcluir
  40. Oi
    Boa tarde transformei uma empresa existente em MEI, agora estão solicitando na prefeitura o Certificado de MEI ,como faço para emitir? Tentei lançando meu CPF e data de nascimento deu resposta q não estou cadastrada. Elisabe

    ResponderExcluir
  41. preciso de ajuda. migrei do simples nacional para o mei em 01/2010 e não consigo o certificado de condição de MEI. o que eu faço?

    ResponderExcluir
  42. Olá, estou tentando abrir uma empresa mas ainda não sei onde devo me enquadrar. Falei com um contador e ele disse para abrir uma Micro Empresa no Simples nacional mas a minha gerente do banco disse para abrir o MEI. O ramo de atividade é salão de cabeleireiros. Se eu abrir o MEI posso migrar para a Micro Empresa com o mesmo CNPJ ou será necessario fechar o MEI e abrir uma nova empresa? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Karen !!

      Poderá abrir o CNPJ como MEI ,levando em consideração a LEI FUNDO DE QUINTAL ,tem que ter um espaço separado se o salão for em sua casa .Depois em janeiro do ano subsequente poderá optar pelo Simples Nacional normalmente como o mesmo CNPJ.

      Excluir
  43. boa noite!! Pretendo migrar minha loja de confec. para o mei. Mas, tenho uma duvida.
    "Quando eu pedir a migração, o meu estoque tem
    que está zerado". Por favor, responda-me.
    pontobranco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Olá Pessoal, Preciso de ajuda!


    Tenho uma EMPRESA INDIVIDUAL (EI) cadastrada no Simples Nacional e quero migrar para MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI). Tenho todos os requisitos para isso.

    Fui até o SEBRAE e eles disseram que:

    1- Já é possível fazer a migração (Não precisa esperar até Jan/2013).

    2 - Que poderia fazer a migração eu mesmo ou com a ajuda de um CONTADOR.

    Como não entendo sobre isso, fui conversar com vários contadores e os mesmos me disseram que não é possível fazer a migração nem agora e nem em Jan/2013. Disseram que terei que dar baixa na firma e constituir outra.

    Ou seja, cada uma fala uma coisa!

    Vou marcar um agendamento na RFB para tentar esclarecer isso!

    Poderiam me dar uma passo a passo caso realmente seja possível migrar de EI para MEI?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  45. tenho uma micro empresa desativada mas faço todas os anos as informaçoes a receita , gostaria de passar a ser mei coma saida do outro socio , o que preciso fazer?

    ResponderExcluir
  46. Bah!! Leitura mais do que esclarecedora!! Encontrei respostas para dúvidas que eu tinha a meses!! Parabéns pelo Blog!! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de uma ajuda. Eu e um outro sócio tinhamos uma empresa em sociedade limitada mas como meu outro socio não quis mas continuar na empresa comigo,ele me cedeu as cotas dele e agora eu fiz uma empresa individual de responsabilidade ltda e gostaria de saber se meu CNPJ com o nome da outra empresa continua o mesmo.

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde, tenho uma empresa do "MEI" desenquadrada por opção voluntaria, no simples agora estou querendo transforma-la em sociedade ltda como faço na jucesp nao tem nada, ja ate fiz contato me disseram para preencher uma ficha mas nao encontro no site

    ResponderExcluir
  49. Legal, nos ajudou bastante pelas dicas,temos informções relevantes também sobre encerrar mei, obrigado.
    http://www.microempreendedor.tv.br/encerrar-cadastro-mei/

    ResponderExcluir
  50. Amei este blog gostaria de saber se pra voltar pro microempreendedor individual preciso ter pago todos os das e os simples pois como minha empresa tem faturado menos nao dei conta de pagar as notas e o simples

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, tenho uma duvida, abri uma MEI a dois anos e esta parada por falta de serviços, pois ninguem contrata serviços de MEI para não pagar os impostos, gostaria de saber como posso transformar a empresa em EPP?



    Obrigado !

    ResponderExcluir
  52. É muito bom contar com profissionais que se dedicam á auxiliar quem esta querendo aprender ser um empreendedor e sair da escravidão do sálario minímo ou de patrões sangue sugas.

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  53. MUITO GRATO PELAS INFORMAÇÕES,
    QUE DEUS A ILUMINE CADA VEZ MAIS.

    ResponderExcluir
  54. Ola meu nome é Gilson e gostaria de saber se tem como transformar uma empresa já aberta enquadrado como empresario individual no lucro presumido mudar para MEI micro empreendedor individual, já que o meu faturamento me permite isso.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua empresa no ano passado teve um faturamento de menos de 60 mil, pode sim e o prazo é ate dia 31/01/2014

      Excluir
  55. EMPRÉSTIMO OFERTA / seu plano de negócios

    Saudações.

    Estamos prontos para financiar seu projeto. Oferecemos pacotes financeiros flexíveis
    para vários projetos, passando os procedimentos usuais e formais. Estamos dispostos a fornecer financiamento para até 5 milhões de dólares e acima, dependendo da natureza do negócio. Atualmente estamos proporcionando aos fundos. Nós gostaríamos que você nos fornecer um plano de negócios abrangente para a nossa equipa de peritos avaliadores de investimento.

    * Business Start-up
    * Business Acquisition
    * Expansão de Negócios
    * Commercial Real Estate compra
    * Execução de Contratos, etc

    Nós também dar pequena quantidade de empréstimo para pessoas físicas também.

    EMPRÉSTIMO DE ELEGIBILIDADE:. * 18 anos e acima * Qualquer modo de identificação. Você será contactado no prazo de 24-72 horas, com os termos e condições de empréstimo, logo que os detalhes foram recebidos e verificados. Contacte-nos hoje
    Não responda a nós neste e-mail, (support@gilberttrust.com) se você tem necessidade para o nosso
    facilidade de investimento para uma discussão mais aprofundada.

    support@gilberttrust.com
    http://gilberttrust.com/rp/loan_form.php
    http://gilberttrust.com/rp/
    Dr.Petre Parsons Cladley
    GILBERT TRUST FUND

    ResponderExcluir
  56. EMPRÉSTIMO OFERTA / seu plano de negócios

    Saudações.

    Estamos prontos para financiar seu projeto. Oferecemos pacotes financeiros flexíveis
    para vários projetos, passando os procedimentos usuais e formais. Estamos dispostos a fornecer financiamento para até 5 milhões de dólares e acima, dependendo da natureza do negócio. Atualmente estamos proporcionando aos fundos. Nós gostaríamos que você nos fornecer um plano de negócios abrangente para a nossa equipa de peritos avaliadores de investimento.

    * Business Start-up
    * Business Acquisition
    * Expansão de Negócios
    * Commercial Real Estate compra
    * Execução de Contratos, etc

    Nós também dar pequena quantidade de empréstimo para pessoas físicas também.

    EMPRÉSTIMO DE ELEGIBILIDADE:. * 18 anos e acima * Qualquer modo de identificação. Você será contactado no prazo de 24-72 horas, com os termos e condições de empréstimo, logo que os detalhes foram recebidos e verificados. Contacte-nos hoje
    Não responda a nós neste e-mail, (support@gilberttrust.com) se você tem necessidade para o nosso
    facilidade de investimento para uma discussão mais aprofundada.

    support@gilberttrust.com
    http://gilberttrust.com/rp/loan_form.php
    http://gilberttrust.com/rp/
    Dr.Petre Parsons Cladley
    GILBERT TRUST FUND

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reflexões!

Reflexões!
Você já se fez esta pergunta?

“Eu às vezes fico pensando em como seria se os brasileiros falassem. Se protestassem contra o que lhes fazem, se fizessem discursos indignados em todas as filas de matadouro, se cobrassem com veemência uma participação em tudo o que produzem para enriquecer os outros, reagissem a todas as mentiras que lhes dizem, reclamassem tudo que lhes foi negado e sonegado e se negassem a continuar sendo devorados, rotineiramente, em silêncio."


Do livro: O Mundo Bárbaro - Luis Fernando Veríssimo.

É queridos, como seria o nosso país se assim fosse?

Pensem nisso!

"Só podemos dar aquilo que temos. E por menor que seja sempre temos algo a dar."


Procure uma entidade beneficente:

VOLTE SEMPRE!

Registre sua presença no meu de livro de visitas.

Mais uma vez obrigada pela visita!

Aislane Pinto.

INFORMAÇÕES DO MUNDO CONTÁBIL - SOB A ÓTICA DA CONTADORA AISLANE PINTO

Outros Blogs da Área Contábil - Eu recomendo que visite-os!

Indicadores Financeiros

Loading...