COMPARTILHE CONHECIMENTOS!


Nelson Mandela dizia: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

Eu acredito nisto!

Por favor, sempre que possível comente!

__________MUITO OBRIGADA PELA VISITA!__________

*********Total de visitas!*********

Indique o Site!
Registre sua presença no meu de livro de visitas. Críticas, sugestões e elogios são bem vindos.

Mais uma vez obrigada pela visita!



* Queridos,os comentários na parte superior de cada postagem (em negrito) refletem exclusivamente o meu ponto de vista e observações sobre a matéria. Qualquer esclarecimento basta entrar em contato.

Aislane Pinto.


16/12/2009

CONTADOR CORRE RISCO DE PERDER FUNÇÃO, BRINCA PRESIDENTE DA TOTVS

.
Sinceramente, nos tempos atuais uma pessoa chegar a ter este pensamento é não conhecer o verdadeiro papel do contador. É uma lástima saber que ele provavelmente está dizendo isto por se deparar com alguns profissionais que ainda insistem em serem chamados de contadores, profissionais que apenas se preocupam em escriturar livros, enviar declarações ao fisco e emitir guias de pagamentos de impostos, a estes profissionais ai sim vai um alerta: se não procurarem se atualizarem, exercer a parte gerencial da função realmente ficarão p/ trás e provalvemente serão extintos. Pois, a função do contador vai além disto e pelo contrário do que ele diz o avanço tecnológico não é uma ameça a função do contador e sim uma aliada para um bom desenvolvimento e valorização da função. Com a variedades de software contábil no mercado podemos obter com mais rapidez as informações das empresas o que nos permite fazer uma ánalise mais rápida, precisa e eficaz. É certo que o fisco também tem se utilizado destas ferramentas para aumentar o seu poder de fiscalização nas empresas, e em tempo real saberá quanto a empresa tem de receitas e despesas, e isto em hipótese nenhuma é ruim para nossa profissão, até por quê mais do que antes as empresas terão a necessidade de se manter lucrativa, mas sem cometer atos ilícitos, sendo mais precisa: as empresas precisarão continuar tendo bons rendimentos, mas com uma vigilância mais ativa do governo sobre os seus verdadeiros lucros, sem praticar sonegação. E qual é o profissional mais qualificado para auxiliar as empresas neste propósito? Ao presidente da Tovts eu informo que ainda que se diga que a frase foi dita em tom de brincadeira é preciso que se conheça mais da função de um contador antes de dizer uma "merda" dessa.
.
. Por Adriele Marchesini
.
Laércio Cosentino faz comentário por conta do advento do Sped e formulação de programas completos
.
. SÃO PAULO - Com a evolução da tecnologia, corre-se o risco de não ser mais necessária a figura do contador. A brincadeira foi feita nesta terça-feira (15) pelo presidente da empresa de software Totvs, Laércio Cosentino, durante tradicional almoço de fim de ano realizado com jornalistas.
A comparação foi feita no decorrer de um bate bate-papo a respeito da evolução do sistema regulatório brasileiro e seus alicerces fiscalizatórios embasados na transmissão de informações em tempo real. Um exemplo muito discutido foi a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que leva em tempo real à Receita Federal todos os dados contábeis e fiscais praticados pela empresa – praticamente extinguindo a sonegação de tributos. Neste ambiente de rápida transmissão de dados, os softwares tendem a ser cada vez mais especializados, gerando apenas a necessidade de preenchimento de informações. “No futuro, o Fisco saberá quando foi o valor gasto no mês com hora extra, remuneração, conta de água, de luz”, comparou o vice-presidente de Gestão de Desenvolvimento, Wilson Godoy. “Isso será bom para a sociedade e para o governo. E é um caminho sem volta”, completou.
.
Fonte: Financial WEB
.

4 comentários:

  1. Muito me espanta um presidente de umas das melhores empresas de tecnologia dizer isso. É uma verdadeira ofensa a classe contábil!


    Luiz Marioni
    Contador - PE

    ResponderExcluir
  2. Será que depois de ser noticiado o regime especial de fiscalização - REF o presidente da TOVTS continua com este pensamento? Será que com um auditor fiscal dentro da empresa dele ele não valorizará mais o contador? Acho difícil ele insistir em dizer que a profissão contábil será extinta. Essa foi a gafe do ano!

    ResponderExcluir
  3. ...pois é... Acredito em uma teoria contrária ao comentário citado nesta matéria...
    Recentemente, incluí um comentário sobre a valorização do papel do contador no meu blog (http://ericbarretofbm.blogspot.com/2009/09/valorizacao-do-papel-do-contador.html), e a ideia é que os softwares substituam o antigo contador, aquele que faz tarefas repetitivas.
    No entanto, a importância da nossa profissão aumenta à medida que o mercado toma conciência de que o preparador da informação contábil deve estar alinhado com a estratégia das companhias.

    A propósito, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Eric, antes de mais nada obrigada pelo elogio. Concordo plenamente com você quando diz que a " importância da nossa profissão aumenta à medida que o mercado toma consciência de que o preparador da informação contábil deve estar alinhado com a estratégia das companhias." Pois, de fato, precisamos cada vez mais está mais presente nos processos de tomadas de decisões das empresas e assim a nossa valorização será um reconhecimento dos serviços prestados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reflexões!

Reflexões!
Você já se fez esta pergunta?

“Eu às vezes fico pensando em como seria se os brasileiros falassem. Se protestassem contra o que lhes fazem, se fizessem discursos indignados em todas as filas de matadouro, se cobrassem com veemência uma participação em tudo o que produzem para enriquecer os outros, reagissem a todas as mentiras que lhes dizem, reclamassem tudo que lhes foi negado e sonegado e se negassem a continuar sendo devorados, rotineiramente, em silêncio."


Do livro: O Mundo Bárbaro - Luis Fernando Veríssimo.

É queridos, como seria o nosso país se assim fosse?

Pensem nisso!

"Só podemos dar aquilo que temos. E por menor que seja sempre temos algo a dar."


Procure uma entidade beneficente:

VOLTE SEMPRE!

Registre sua presença no meu de livro de visitas.

Mais uma vez obrigada pela visita!

Aislane Pinto.

INFORMAÇÕES DO MUNDO CONTÁBIL - SOB A ÓTICA DA CONTADORA AISLANE PINTO

Outros Blogs da Área Contábil - Eu recomendo que visite-os!

Indicadores Financeiros

Create your own banner at mybannermaker.com!
Cursos Online na Área de Contabilidade
Cursos Online na Área de Contabilidade