.
De acordo com a nossa legislação afirmam que as obrigações acessórias não tem finalidade de arrecadar dinheiro, mas eu me pergunto para que tantas dificuldades e muitas obrigações exigidas dos contribuintes? Oferece-nos programas que não atende a demanda: Volta e meia o sistema congestiona, dá pane, muda layout e a última é lançar o programa próximo de terminar o prazo de envio. Será que o governo quer ganhar dinheiro em cima de multas por atraso no envio de obrigações acessórias? Veja matéria abaixo:
.
Por Pollyanna Melo
Empresas têm até 30 de junho para apresentar a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica à Receita Federal do Brasil, mas o programa ainda não foi disponibilizado no site do órgão.“A não disponibilização do programa no mês de maio pode trazer inúmeros contratempos aos empresários e contabilistas, que precisam conhecê-lo com antecedência para fazer a sua correta aplicação. Além disso, poderá haver congestionamento no site da Receita para baixar o programa e para enviá-lo, ocasionando erros no preenchimento do documento, devido à pressa do contribuinte”, alerta o advogado tributarista do Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal, Lázaro Rosa da Silva.Ainda de acordo com o tributarista do Cenofisco, a pessoa jurídica que deixar de apresentar a DIPJ ou que entregá-la com erros ou omissões será intimada a prestar esclarecimentos e estará sujeita a multas, que variam de 2% a 20% mês ou fração do ano-calendário dos valores informados na DIPJ, sendo que a multa mínima é de R$ 500,00 para quem tem forma de tributação.Já para os imunes ou isentos o valor mínimo da multa é de R$ 200,00.As empresas tributadas por lucro real, presumido e arbitrado, além das empresas isentas do pagamento do Imposto de Renda, devem entregar a DIPJ - Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica até 30 de junho à Receita Federal.
Fonte: Administradores . com - O Portal da Administração
.
Aislane,
ResponderExcluirIsto é uma prova do desrespeito do fisco com os contribuintes, pois além das inúmeras declarações que devem ser feitas pelos mesmos, ainda tem que aguardar a boa vontade do vontade do fisco para disponibilizar os programas. Concorda?
Edson,
ResponderExcluirCom certeza concordo com o que disse. Isto é uma prova do desrespeito do fisco com o contribuinte.
Exige-nos que enviemos tais declarações, mas não disponibilizam ferramentas que atendam os nossos serviços.
PARA SALVAR O MUNDO SÓ O BATISMO NO ESPIRITO SANTO,
ResponderExcluir