Por Mauricio Tadeu de Luca Gonçalves*
Inúmeras empresas de todos os portes estão terceirizando o Departamento Pessoal e de Recursos Humanos para poderem se dedicar, única e exclusivamente, ao seu verdadeiro negócio. Isso acontece para minimizar os esforços com tarefas operacionais obrigatórias como gerenciamento da folha de pagamentos, transmissão de informações para o Fisco, a exemplo da declaração Rais (Relação Anual de Informações Sociais), e toda a burocracia que envolve a admissão e a demissão de funcionários.
Quando as tarefas destes departamentos são repassadas a empresas especializadas há redução de custos, economia de tempo, garantia de confidencialidade de informações e manutenção do trabalho do Recursos Humanos estratégico. Esta tendência de mercado ocorre graças à competitividade que força as empresas a enxergarem o RH como um braço estratégico no que se refere à contratação e retenção de talentos, gestão do clima organizacional, redução do absenteísmo e garantia da produtividade dos funcionários.
Colocando as operações do departamento pessoal sob administração terceirizada, as empresas buscam ficar mais enxutas, ágeis e se concentrarem na qualidade e lucratividade. A terceirização permite que o trabalho seja mais produtivo e passe a contar com profissionais especialistazados altamente qualificados e permanentemente atualizados na legislação trabalhista e previdenciárias nas melhores práticas da administração de pessoal, apoiados em avançadas tecnologias de informação.
Através de acompanhamento realizado por pessoal especializado a empresa reduz o risco de ações trabalhistas e autuações do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. A terceirização elimina erros de folha de pagamento desatualizada com as novas tabelas de INSS e IR, férias indevidas, procedimentos errados em casso de acidentes de trabalho, entre outros problemas graves, que são solucionados e regularizados.
Hoje as empresas praticamente terceirizam tudo relacionado ao RH o recrutamento, a contração de funcionários, a motivação interna e até o desligamento dos profissionais. Este trabalho das prestadoras de serviço é feito por psicólogos, que tem uma visão diferenciada, não apenas a de mercado, uma visão mais humana quanto a que tipo de profissional a empresa realmente necessita, o comportamento, o perfil melhor para aquele ambiente.
* Mauricio Tadeu de Luca Gonçalves, especialista em contabilidade tributária, gestão financeira e administrativa, bacharel em ciências contábil pela Universidade São Judas Tadeu com especialização em administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), diretor executivo e fundador da Partwork Associados, do seguimento de BPO (Business Process Outsourcing) - que é a terceirização de processos de negócio – e palestrante.
Fonte: http://www.partwork.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar no blog INFORMAÇÕES DO MUNDO CONTÁBIL. Sem a sua participação esse blog não seria o mesmo.
A opção para comentar como anônimo está ativa, porém se puder fazer um comentário se identificado eu ficarei mais grata.
Se não deseja comentar como anônimo, mas não tem uma conta de e-mail do google, ao postar seu comentário basta escolher a opção Nome/URL, se não tiver URL pode deixar o campo em branco.
Críticas e/ou sugestões para o blog podem ser registradas no meu livro de visitas (Guestbook). O link de acesso se encontra no lado direito daqui do blog.
Caso deseje e possa realizar alguma doação estarei investindo em educação continuada com intuito de cada vez mais melhorar este espaço. Clique no banner do PAGSEGURO e digite o valor desejado. De R$ 0,01 a R$ 1.000.000,00 toda ajuda é bem vinda. Conto com você! Mas, se não puder ajudar lhe agradeço de qualquer forma, pois sua visita é muito importante para o aperfeiçoamento deste blog.
Mais uma vez obrigada por me presentear com sua visita. E lembre-se: Só podemos dar aquilo que temos. E por menor que seja sempre temos algo a dar.
Compartilhe conhecimentos e juntos constituiremos a melhor classe contábil do mundo. Acredite nisso!
Forte abraço!
Aislane Pinto
www.aislanepinto.blogspot.com