Dois terços dos leitores do “Big Brother Fiscal na Era do Conhecimento” acreditam que a redução de custos é um impacto da implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) nas empresas.
A proporção é similar para os leitores de publicações do Conselho Federal de Contabilidade, do meu blog e participantes do Google Groups sobre SPED.
Ao contrário, a maior parte do que buscam informações nos portais de entidades patronais, Receita Federal do Brasil e Secretarias de Estado de Fazenda, acredita em um aumento de custos.
Quantidade de horas de capacitação foi outra forma de analisar o comportamento de pessoas envolvidas com o SPED.
85,71% dos que nunca participaram de cursos sobre o assunto pensam que haverá aumento de custos. Quanto mais o profissional estuda, maior é a conscientização sobre os benefícios. Esse resultado era esperado, pois só é dá para aprender como realizar uma boa adequação ao projeto depois de muitas horas de estudo. Comportamento normal em qualquer inovação.
Na outra ponta, temos 100% dos que participaram de mais de 200 horas de treinamentos acreditando em redução de custos decorrentes do SPED.
Ficou surpreso? Eu não!
Veja os detalhes das análises no Blog de Roberto Dias Duarte clicando aqui.
Fonte: Blog de Roberto Dias Duarte
Acho que o custo elevado será no início pq poucos conhecem sobre o assunto. Após esse período de adaptação a tendência é diminuir o custo com as gráficas, papeis, etc.
ResponderExcluirObrigado, Você seguiu a comunidade no twitter: http://twinester.com/contadores
Se quiser formar parceria de link entre em contato.
Gui,
ResponderExcluirÉ justamente isto que a maioria dos profissionais que utilizam o SPED afirmam. No inicio o custo é alto até mesmo por conta dos cursos que se tem a fazer, instalações de programas... na verdade a palavra certa não é nem custo e ao meu vê investimento. Passando esta fase de adaptação o usuário começa a desfrutar dos benefícios deste programa.