COMPARTILHE CONHECIMENTOS!


Nelson Mandela dizia: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

Eu acredito nisto!

Por favor, sempre que possível comente!

__________MUITO OBRIGADA PELA VISITA!__________

*********Total de visitas!*********

Indique o Site!
Registre sua presença no meu de livro de visitas. Críticas, sugestões e elogios são bem vindos.

Mais uma vez obrigada pela visita!



* Queridos,os comentários na parte superior de cada postagem (em negrito) refletem exclusivamente o meu ponto de vista e observações sobre a matéria. Qualquer esclarecimento basta entrar em contato.

Aislane Pinto.


14/09/2009

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO - FUNÇÃO DE GESTORES

.
Um bom administrador tem que ter conhecimento, nem que seja o básico, de tudo que gira em torno do crescimento do seu empreendimento, e isto inclui também a área tributária. Até mesmo porque facilita na hora de cobrar de seus colaboradores e prestadores de serviços os devidos resultados. E investir na educação continuada sem sombra de dúvidas é o melhor caminho a seguir. O profissional de qualquer área, especialmente os ligados a área tributária, que não buscar se manter atualizado corre um grande risco de ser demitido e/ou ficar desempregado.
.
Planejamento tributário ou fiscal é a metodologia para se obter um menor ônus fiscal sobre operações ou produtos, utilizando-se meios legais. Também chamado de “elisão fiscal” (não confundir com “evasão fiscal” – sonegação). Apesar do planejamento tributário exigir conhecimentos técnicos e atualizados, entende-se que é obrigação de todo administrador ou gestor fazê-lo, contando, obviamente, com acompanhamento de profissionais da área tributária, se ele próprio não detiver tais conhecimentos. A Lei 6.404/76 (Lei das S/A) prevê a obrigatoriedade do planejamento tributário, por parte dos administradores de qualquer companhia, pela interpretação do artigo 153: "O administrador da companhia deve empregar, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração dos seus próprios negócios." Portanto, antes de ser um direito, uma faculdade, o PLANEJAMENTO FISCAL é uma atividade obrigatória para todo bom administrador. Mas nem sempre será fácil esta tarefa, já que as mudanças legislativas ocorrem com rapidez e precisam ser acompanhadas para que o planejamento seja eficaz. Por exemplo, o Regime Tributário de Transição ­ RTT de apuração do lucro real, que trata dos ajustes tributários decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis introduzidos pela Lei 11.638/2007, e pelos artigos 37 e 38 da Lei 11.941/2009. Os contabilistas e gestores precisam acompanhar as nuances, vantagens e desvantagens do RTT, antes de sua opção fiscal, que é facultativa para os anos de 2008 e 2009. Uma das formas mais práticas e rápidas de atualizar-se na legislação é recebendo as novidades no seu e-mail. O Portal Tributário tem boletins GRATUITOS de legislação. Para recebê-los, basta cadastrar-se no site http://www.portaltributario.com.br/. Você também pode acompanhar as mudanças na legislação através do site http://www.normaslegais.com.br/.
.
. Fonte: Portal Tributário
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reflexões!

Reflexões!
Você já se fez esta pergunta?

“Eu às vezes fico pensando em como seria se os brasileiros falassem. Se protestassem contra o que lhes fazem, se fizessem discursos indignados em todas as filas de matadouro, se cobrassem com veemência uma participação em tudo o que produzem para enriquecer os outros, reagissem a todas as mentiras que lhes dizem, reclamassem tudo que lhes foi negado e sonegado e se negassem a continuar sendo devorados, rotineiramente, em silêncio."


Do livro: O Mundo Bárbaro - Luis Fernando Veríssimo.

É queridos, como seria o nosso país se assim fosse?

Pensem nisso!

"Só podemos dar aquilo que temos. E por menor que seja sempre temos algo a dar."


Procure uma entidade beneficente:

VOLTE SEMPRE!

Registre sua presença no meu de livro de visitas.

Mais uma vez obrigada pela visita!

Aislane Pinto.

INFORMAÇÕES DO MUNDO CONTÁBIL - SOB A ÓTICA DA CONTADORA AISLANE PINTO

Outros Blogs da Área Contábil - Eu recomendo que visite-os!

Indicadores Financeiros

Create your own banner at mybannermaker.com!
Cursos Online na Área de Contabilidade
Cursos Online na Área de Contabilidade